STT534 - TROCADOR DE CALOR POR CONVECÇÃO NATURAL

Principal » Engenharia » STT534 - TROCADOR DE CALOR POR CONVECÇÃO NATURAL

Descrição

A bancada Trocador de calor por convecção natural foi projetada especialmente para auxiliar no estudo da transferência de calor por convecção livre ou natural onde correntes de convecção são formadas quando a força de corpo atua sobre um fluido no qual existem gradientes de massa específica.

            O estudo desta forma de transferência de calor é necessária pois em muitos sistemas é preferível a utilização da convecção natural por influenciar significativamente as temperaturas de trabalho, assumindo um papel importante no funcionamento do sistema e devendo ser criteriosamente analisada na fase de projeto.

            Utilizando um sistema de aquecimento a bancada STT534 induz a formação das correntes de convecção ao modificar a temperatura do ar e consequentemente sua massa específica, formando tais gradientes.

            O estudo é realizado em superfícies estendidas (aletas) que envolvem a transferência de calor por condução e convecção. A utilização de aletas visa aumentar a taxa de transferência de calor entre um sólido e um fluido.

            São estudadas as distribuições de temperatura, a influência das condutividades térmicas dos diferentes materiais, a influência da geometria e teste de comprimento infinito.

            Visando uma melhor compreensão dos alunos e facilitando a tarefa do educador a bancada é comandada pelo usuário através de um software interativo que cria as curvas do experimento em andamento, além de possibilitar a sua exportação para ambiente Windows para análise posterior.

            Deste modo, é possível tornar o aprendizado mais dinâmico, atrativo e acima de tudo extremamente eficiente pela visão geral dos mecanismos de transferência de calor.   

 

    1. Ruim
    2. Bom
Continuar