STT536 - TROCADOR DE CALOR POR EBULIÇÃO

Principal » Engenharia » STT536 - TROCADOR DE CALOR POR EBULIÇÃO

O Trocador de Calor por Ebulição foi projetado especialmente para auxiliar no estudo da transferência de calor por ebulição, onde ocorre a mudança de fase de um fluido, voltado para cursos de engenharia.

            O estudo desta forma de transferência de calor é necessária pois em muitos sistemas é preferível a utilização da convecção por ebulição devido as suas altas taxas e coeficientes de transferência de calor, em geral, muito maiores dos apresentados pela convecção sem mudança de fase, assumindo um papel importante no funcionamento do sistema e devendo ser criteriosamente analisado na fase de projeto.

            O sistema de aquecimento utilizado é o de potência controlada, no qual a temperatura do fio é a variável dependente e o ajuste da potência é a variável independente. O fio utilizado para fornecer um fluxo térmico para a água é de platina e é pela variação de sua resistência que é possível determinar a temperatura em que ele se encontra.

            Possui ainda uma resistência auxiliar para elevar a temperatura da água até o ponto de saturação e um sensor de temperatura.

            Visando uma melhor compreensão dos alunos e facilitando a tarefa do educador os dados do experimento são exibidos por uma IHM touch screen que possibilita a criação das curvas do experimento em andamento, além de possibilitar a sua exportação para ambiente Windows para análise posterior.

            Deste modo, é possível tornar o aprendizado mais dinâmico, atrativo e acima de tudo extremamente eficiente pela visão geral dos mecanismos de transferência de calor por ebulição.    

    1. Ruim
    2. Bom
Continuar