STT508 - Bancada de Permeabilidade

Principal » Engenharia » STT508 - Bancada de Permeabilidade

Este equipamento destina-se ao estudo dos fenômenos relacionados ao escoamento da água em meio poroso. Nele é possível a determinação da percolação da água no solo, demonstração da velocidade de escoamento, escoamento sob um muro de contenção, percolação sob uma barragem impermeável, rebaixamento do nível de água no escoamento horizontal entre outras atividades práticas.
A parte principal do equipamento é um canal de seção retangular construída de material transparente, montado sobre uma bancada com estrutura de aço, rodizios e com tampo em granito.
O meio permeável, normalmente areia, utilizado nas atividades experimentais é mantido na posição desejada por telas de material inoxidável as quais podem ser facilmente removidas.
Nas extremidades do canal, existem tubos de transbordamento com alturas ajustáveis que permitem a facil modificação dos níveis de referência a serem utilizados na montagem da prática desejada.
Em uma das laterias do equipamento existem tomadas de pressão as quais permitem por meio da ligação a um painel de tubos piezômetricos efetuar a visualização e determinação da carga piezométrica ao longo do meio permeável.
Na parte frontal do equipamento existem escalas graduadas para facilitar as análises do escoamento pelos alunos bem como o posicionamento de acessórios.
Como acessórios são formecidos um sistema de injeção de corante para auxiliar na visualização das linhas de fluxo, e placa de vedação tipo estaca-prancha para os alunos construirem modelos para simulação do escoamento.
Como meio permeável é usualmente utilizado areia a qual não é fornecida com o equipamento.

 

    1. Ruim
    2. Bom
Continuar